24/09/2019

Procon Campo Grande oferece seminário sobre Transtorno Espectro Autista

O Seminário TEA: Entender para Atender será realizado no dia 30 de setembro, às 19h, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento é parte da campanha de orientação realizada pelo Procon Campo Grande sobre a lei de preferência de atendimento aos portadores do Transtorno Espectro Autista.

Nessa segunda-feira, 23, o presidente do CRECI-MS, Eli Rodrigues, recebeu o convite do subsecretário de Defesa do Consumidor do Procon Campo Grande, Valdir Custódio da Silva. A Lei Municipal n° 5.917, de 2017, estabelece multa de R$ 800 para todo e qualquer comércio da Capital que não ostentar o símbolo que identifica a preferência de atendimento a portadores do Transtorno Espectro Autista. A legislação se aplica a imobiliárias.

A campanha de orientação do Procon está vigente desde o dia 23 de julho e órgão alerta que, após o término do período orientativo, passará a fiscalizar e autuar conforme a lei municipal.

O evento é gratuito e vai acontecer no dia 30 de setembro no auditório da UEMS, das 19h às 22h. Além das palestras com renomados conhecedores do tema, o Seminário contará com painel, que apresentará as dificuldades que uma pessoa com TEA e seus familiares enfrentam no dia a dia. Para tanto, o Procon em parceria com o PRO D TEA, convidou profissionais da área da educação, comunicação, empresarial, todas, mães de crianças com TEA.

Programação
André Varella: Psicólogo, mestre em Educação Especial e doutor em Psicologia pela UFSCar.
Tema: Estratégias para atender com qualidade famílias ou pessoas com TEA e como auxiliar em situações de crise.

José Carlos Rosa Pires de Souza: Psiquiatra, professor do curso de medicina da UEMS, PHD da Faculdade de Lisboa, especialista em Medicina do Sono da Associação Médica Brasileira.
Tema: Características sintomáticas do TEA

Fábio Trad: Mestre em direito e Deputado Federal, autor de vários projetos legislativos sobre o tema.
Tema: Aspectos legislativos do TEA

Naina Dibo: Empresária, mãe de 2 meninos, um com TEA. Vice-Presidente PRO D TEA e ativista estadual pelo Movimento Autista Brasil.

Cristiane Alcantara: Pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação especial e avaliação precoce no rastreio do Autismo, mãe de 2 meninos, um com autismo leve.

Carolina Spínola: Presidente do PRO D TEA, jornalista, coordenadora bilíngue, pós graduanda em análise do comportamento aplicada ao TEA e DI (ABA), membro do Movimento Nacional de Aprovação da Lei Federal Berenice Piana n° 12.764/12 Lei do Autista.

Serviço:
Seminário TEA: Entender para Atender
Local: Auditório da UEMS, AV Dom Antônio Barbosa, 4155, Vila Santo Amaro. Campo Grande – MS
Data: 30 de setembro 2019
Horário: Das 19h às 22h

Procon Campo Grande oferece seminário sobre Transtorno Espectro Autista

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 02/12/2019 às 18:01