13/11/2023

Em MS, mais de 560 imóveis podem ser tomados pelos bancos sem decisão judicial

Mato Grosso do Sul registra 37.836 imóveis financiados com recursos da poupança entre janeiro de 2018 e setembro deste ano. Destes, 1,5% (567) está inadimplente há mais de três meses e pode ser tomado pelas instituições financeiras sem a necessidade de decisão judicial. 

A ação foi validada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a qual permite a execução de retomada do bem em caso de inadimplência quando o próprio imóvel foi utilizado como garantia do financiamento. 

Conforme levantamento da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), mais de 99% dos financiamentos de imóveis com recursos da poupança utilizam o próprio imóvel como garantia da dívida. 

“A exceção são algumas operações que utilizam a hipoteca como forma de garantia [financiamento para produção], e a grande maioria dos negócios utilizam a alienação fiduciária”, explica o gerente de Inteligência de Mercado da Abecip, Leonardo Rangel.

Ainda de acordo com a entidade, neste ano, a taxa de inadimplência no País para financiamentos imobiliários utilizando o próprio imóvel financiado como garantia do negócio chegou a 1,5% em setembro.

Confira a matéria completa: https://correiodoestado.com.br/economia/em-ms-mais-de-560-imoveis-podem-ser-tomados-pelos-bancos-sem-decisao/422372/

Em MS, mais de 560 imóveis podem ser tomados pelos bancos sem decisão judicial

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 13/11/2023 às 19:14