28/09/2023

Vendas de imóveis novos cresceram 10% no primeiro semestre, diz Abrainc

As vendas de imóveis novos no país cresceram 9,8% no primeiro semestre desse ano, na comparação com o mesmo período de 2022. É o que aponta um levantamento divulgado nesta terça-feira, 26, pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O estudo foi realizado com 20 parceiras associadas à entidade.

Em meio a um cenário econômico desafiador imposto pelos altos juros da taxa Selic, o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) teve destaque e mostrou força nas vendas: aumento de 22,8% sobre igual intervalo do ano passado.

Já as vendas de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida registraram um crescimento de 4,2% nas vendas. De acordo com a Abrainc, as melhorias implantadas neste ano já refletiram em um aumento no número de lançamentos no segmento, que teve uma alta 17,2% no primeiro semestre. “Isso deve implicar em um forte aumento das vendas do segmento nos próximos meses”, diz a entidade.

O segmento de Médio e Alto Padrão apresentou uma forte redução de 59,4% de lançamentos no intervalo. O segmento foi influenciado pelas altas taxas de juros, que prejudicaram o acesso aos financiamentos imobiliários pelo SBPE (Sistema Brasileiro Poupança e Empréstimos), inviabilizando a compra de imóveis para compradores de média renda.

Fonte: Exame.

Vendas de imóveis novos cresceram 10% no primeiro semestre, diz Abrainc

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 28/09/2023 às 08:36