19/06/2023

Número de apartamentos cresce em MS, aponta IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16), apontou que o número de apartamentos em Mato Grosso do Sul cresceu nos últimos anos.

O crescimento é classificado como “modesto” pelo Instituto, mas chegou a 0,6% entre os anos de 2016 e 2022. 

Do total de unidades domiciliares no Estado, a estimativa é 3,7% sejam apartamentos, o que corresponde a 36 mil unidades. Em 2016, os apartamentos somavam 3,1% dos imóveis sul-mato-grossenses. Já em 2019, passaram a corresponder a 3,4%, conforme dados do IBGE.

Para o presidente do CRECI-MS, o aumento no número de apartamentos é uma tendência que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. “Com o crescimento das cidades, diminui as áreas disponíveis para a construção e também a demanda por mais unidades habitacionais. Além disso, os apartamentos têm sido procurados por quem quer mais segurança e até mesmo imóveis menores. Com o boom do eucalipto em Mato Grosso do Sul e do agro, em geral, os próximos levantamentos devem apontar um crescimento ainda maior no número de apartamentos”, explica Eli Rodrigues.

Ainda de acordo com a Pnad Contínua, as casas continuam predominando em Mato Grosso do Sul: correspondem a 96,1% das habitações, o que corresponde a 943 mil. A pesquisa também apontou que 0,2% viviam em habitação em casa de cômodos, cortiço ou cabeça de porco.

Número de apartamentos cresce em MS, aponta IBGE

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 19/06/2023 às 11:32