30/06/2022

OPERAÇÃO ERRATUM: DECON-MS, CRECI-MS, PROCON-MS e Auditoria Fiscal do Trabalho

Empresa é interditada em ação conjunta e duas pessoas autuadas por exercício ilegal da profissão 

Em mais uma operação conjunta realizada, nesta manhã (30), pelo CRECI-MS, PROCON-MS, DECON-MS e Auditoria Fiscal do Trabalho, duas pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão, em Campo Grande e outra encaminhada para delegacia por desacato. A operação foi denominada ERRATUM, palavra em latim que significa “enganado”.

A Decon fará investigação por tentativa de estelionato e propaganda enganosa, pois a empresa não é autorizada a vender consórcio e ainda por organização criminosa, pois os envolvidos têm funções distintas para cometer ator ilícitos. 

O estabelecimento, que atuava na área central de Campo Grande, teve as duas unidades interditadas pelo Procon por omissão de informação relevante e publicidade enganosa, falta de alvará e ausências de autorização do Banco Central. Os vendedores atraem os clientes para comprar um produto, mas na verdade trata-se de um consórcio. 

O coordenador de fiscalização do CRECI-MS, Carlos Scarcelli, ressalta ainda que algumas empresas seguem orientando que os vendedores não utilizem fotos de casas para atrair os clientes, para não ter “problema” com o CRECI-MS, mas nesta ação foi encontrado um anúncio. “Os vendedores informaram que estão recebendo esta orientação para despistar o Conselho. Ressaltamos sempre que para qualquer negociação imobiliária é preciso contar com o trabalho de um corretor de imóveis”, destaca Carlos. 

Os fiscais da Auditoria do Trabalho identificaram que os vendedores que estavam no local no foram contratados como autônomos de forma irregular. Havia ainda uma menor de idade.

WhatsApp para denúncia: (67) 9 9234-8680.⠀

Você ainda pode consultar se o seu corretor de imóveis é habilitado: https://www.crecims.conselho.net.br/form_pesquisa_cadastro_geral_site.php

OPERAÇÃO ERRATUM: DECON-MS, CRECI-MS, PROCON-MS e Auditoria Fiscal do Trabalho

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 30/06/2022 às 15:58