23/09/2019

Reunião Caixa Mais Brasil com o Presidente Nacional da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães vai trazer mudanças para MS

Durante agenda em Campo Grande, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, se reuniu com as lideranças do setor imobiliário, civil, industrial, agronegócio e dos lotéricos para debater as principais necessidades de cada setor. O presidente do CRECI-MS, Eli Rodrigues, participou da reunião, que foi realizada na sexta-feira, 20, em Campo Grande, MS.

Novo modelo Programa Minha Casa Minha Vida vai garantir fomento no mercado imobiliário e dentro de dois meses será apresentado um novo estudo do financiamento.

Guimarães garantiu que os atrasos nas operações de crédito vão começar a se regularizar e que tem R$ 5 bilhões para liberar para operações já aprovadas. E mais R$ 10 bilhões estão garantidos para os próximos dois meses, oferecendo segurança aos construtores e corretores de imóveis.

Do Programa Minha Casa Minha Vida, a primeira faixa, como é um público carente e a inadimplência é muito alta, então, seria 100% doação, na segunda faixa passaria ser única, onde passa a ser fundido a faixa 1,5 e as faixas 2 e 3 com subsídio do Governo Federal. Também foi citado que, os contratos indexados para financiamento através do IPCA, usarão a tabela SAC para 30 anos e 20 anos para a tabela price.

Para o presidente do CRECI-MS, Eli Rodrigues, a reunião serviu para situar a cadeia da construção civil e o mercado imobiliário sobre expectativas para os próximos meses. “Estamos atentos e com grandes expectativas nestas ações que a Caixa tem feito para provocar esse tão aguardado crescimento do mercado imobiliário. Estamos confiantes”, avaliou.

Outro ponto defendido pelo presidente do CRECI-MS foi a reavaliação do banco referente aos financiamentos do MCMV em locais sem asfalto. “O comprador vai preferir adquirir sua casa própria na região que ele tem mais necessidade de estar ali, pode ser por ter um familiar próximo, pelo emprego, pelas suas raízes... devemos considerar esses fatores”, disse Eli, destacando ainda que a inadimplência, nestes casos, pode ser menor. O presidente da Caixa considerou a ideia interessante e prometeu analisar a sugestão.

Na oportunidade, o presidente do SINDIMÓVEIS-MS, João Araújo Filho, reivindicou ao presidente da Caixa sobre as Avaliações Imobiliárias PMCMV e SBPE dos financiamentos feitas pelo banco, pois, segundo ele, "quem tem que realizar essas avaliações é o profissional Corretor de Imóveis". Guimarães prometeu avaliar o pedido junto com a Diretoria da Caixa, que é formada por 12 vices-presidentes.

Na reunião além do presidente do CRECI-MS e do presidente do SINDIMÓVEIS-MS, participaram ainda o superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça; dos presidentes da Famasul, Mauricio Saito; Acomasul, Adão Castilho; e outras lideranças.

Com informações da Assessoria de Comunicação do SINDIMÓVEIS

Reunião Caixa Mais Brasil com o Presidente Nacional da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães vai trazer mudanças para MS

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 02/12/2019 às 18:01