30/11/2021

Novo Marco de Garantias e revisão de FGTS podem impulsionar setor imobiliário

O governo federal anunciou o Novo Marco de Garantias. Para instituir essa iniciativa, será enviado ao Congresso Nacional um projeto de lei. A medida tem o objetivo de oferecer acesso rápido ao crédito — e com juros menores.

Além disso, a iniciativa permitirá que o valor da garantia seja fracionado. Com a medida, o proprietário do imóvel poderá solicitar novos empréstimos com o valor de seu patrimônio que exceder o débito que tem no banco. Ao ter a garantia, será possível pagar juros menores.

Conforme estimativa do governo, a iniciativa liberará novas operações no mercado imobiliário em aproximadamente R$ 10 trilhões.

Revisão de FGTS

Em breve, o Supremo Tribunal Federal, deve julgar a revisão do FGTS. A ação propõe alteração nos moldes de correção mensal do fundo. Isso porque a Taxa Referencial (TR) — usada para este propósito — não acompanha a inflação.


Caso aconteça uma decisão favorável, a quantia estimada a ser liberada é de R$ 300 bilhões.

Com isso, o banco entende que há uma boa perspectiva às incorporadoras dedicadas em empreendimentos para baixa renda — que são beneficiadas desse crédito via programa Casa Verde e Amarela (CVA).

FONTE: FDR

Novo Marco de Garantias e revisão de FGTS podem impulsionar setor imobiliário

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 30/11/2021 às 16:42