29/09/2021

Em segundo dia de operação, mais uma empresa de consórcio é interditada

Mais uma empresa que atua no ramo de venda de consórcios foi interditada na manhã desta quarta-feira (29), durante ação conjunta do CRECI-MS, DECON-MS e PROCON-MS.

A ação te como objetivo coibir e apurar irregularidades cometidas pelas empresas. O setor de fiscalização do CRECI-MS constatou uma prática comum neste segmento que além de  propaganda enganosa, pode caracterizar exercício ilegal da profissão de corretores de imóveis.

Foram duas empresas fiscalizadas. O CRECI-MS autuou oito pessoas que estavam cometendo irregularidades. Uma das empresas foi interditada pelo PROCON-MS por falta de documentação necessária para operar no ramo de consórcio.  

Caso
Na empresa interditada nesta manhã, um senhor de mais de 50 anos chegou durante a operação ao escritório para firmar contrato. Ele estava com R$11mil para dar de entrada, pois teve a promessa que até dia 16 de outubro seria liberado um crédito de 320 mil para a compra de um caminhão. Só após contato com os policiais da Decon-MS, o senhor entendeu do que se tratava. Na verdade, ele contrataria um consórcio com uma taxa de adesão de R$11 mil e só conseguiria o valor para compra do automóvel que iria usar para trabalho, após conseguir retirar com um lance ou por meio do sorteio.

Investigação
O trabalho de investigativo do departamento de fiscalização, o CRECI-MS levou denúncias aos demais órgãos sobre irregularidades cometidas por empresas de consórcio em Campo Grande.
Vendedores de consórcios se utilizam de propaganda enganosa e que podem caracterizar exercício ilegal da profissão de corretores de imóveis. Na prática, eles utilizam imagens de imóveis à venda na internet e fazem anúncios oferecendo parcelas acessíveis, sem burocracia e sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito “SPC e Serasa”.  Os consumidores acreditam que estão comprando o imóvel do anúncio, mas só depois vão saber que compraram um consórcio e que terão que esperar o sorteio ou dar um lance para retirar uma carta de crédito.

Em segundo dia de operação, mais uma empresa de consórcio é interditada

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 29/09/2021 às 16:40