05/10/2020

Como tirar a escritura do imóvel online?

A escritura de imóveis é uma declaração pública que oficializa a transferência do bem, ou seja, é um documento fundamental para assegura a compra de sua casa, apartamento ou terreno. O cartório de notas é o responsável por emitir e por validar as firmas dos signatários do acordo.

 

Este serviço pode ser solicitado também pela internet com o certificado digital notarizado em mãos, caso não tenha será preciso ir a um tabelionato de notas e solicitar a emissão.

 

O pedido da escritura imobiliária deve ser feito pelo portal e-Notariado https://www.e-notariado.org.br/ no computador ou baixar o aplicativo desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) no celular, preencher os dados básicos do imóvel, do vendedor e do comprador e enviar para o tabelionato de sua preferência.

 

Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião. Preenchido os dados, o sistema informará um número de identificação da solicitação para que o cidadão possa acompanhar todo o procedimento pelo site ou aplicativo.

 

Depois disso, o tabelião entrará em contato com o requerente para as orientações necessárias e sequência dos procedimentos até a lavratura da escritura, que realizada por videoconferência. Aliás, o solicitante vai assinar, digitalmente, a escritura.

 

???? Passo a passo

 

▪️ Passo 1: Encontre um cartório cadastrado como Autoridade Notarial em www.e-notariado.org.br/customer/service-providers

▪️Passo 2: Dirija-se ao Cartórios de Notas com o documento de identidade e comprovante de residência para retirar seu certificado.

▪️ Passo 3: Faça o login com seu certificado digital em www.e-notariado.org.br/customer 

▪️Passo 4: Solicite seu ato notarial

▪️Passo 5: Envie os documentos necessários em formato PDF

▪️Passo 6: Agende sua videoconferência

▪️Passo 7: Acesse o link da videoconferência enviado por e-mail e participe do ato 

▪️Passo 8: Instale a extensão WebPKI (Passo a passo durante o ato)

▪️Passo 9: Acesse o ato notarial enviado por e-mail

▪️Passo 10: Assine o ato notarial utilizando seu certificado digital}

 

Fonte: Estadão

Como tirar a escritura do imóvel online?

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 05/10/2020 às 09:23