08/07/2020

CRECI-MS alerta sobre novo golpe em rede social via WhatsApp


Modalidade de estelionato exige pagamento de imóvel em nome do proprietário.

O CRECI-MS alerta a população sobre uma nova modalidade de golpe via rede social WhatsApp, pela solicitação de pagamento de boleto, enviado por mensagem como uma suposta imobiliária.

Conhecido como “golpe do aluguel”, o estelionatário envia uma mensagem para a vítima pedindo o pagamento do valor do imóvel, e em seguida, insere um boleto como documento ou conta bancária em nome do proprietário.

Uma outra forma de comunicação do criminoso é de pedir dinheiro emprestado como se fosse amigo da vítima. Diversos casos de estelionato foram registrados pelas Polícias Civis de vários estados, como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Além de recomendar o bom-senso nesses casos, o CRECI-MS orienta aos usuários de WhatsApp uma maior proteção de seus dados a partir do sistema de dupla verificação da rede social.

Como garantia de maior segurança à conta, ao ativar essa configuração, o recurso permite que o usuário associe o seu perfil a uma senha de seis dígitos (PIN), que será exigida quando a conta for instalada novamente no mesmo aparelho ou em outro. Dessa forma, evita a clonagem de contas nas redes sociais e possíveis golpes.

CRECI-MS alerta sobre novo golpe em rede social via WhatsApp

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 08/07/2020 às 18:21