28/02/2023

Caixa vai reabrir cadastro para venda de adjudicados

O Sistema Cofeci-Creci tem mantido contato com a nova gestão da Caixa Econômica Federal. A intenção é dar continuidade ao convênio que permite aos corretores de imóveis intermediarem a venda dos imóveis adjudicados (retomados) pela Caixa Econômica Federal. 

De acordo com o presidente do COFECI, João Teodoro, há três semanas, aconteceu uma reunião virtual com representantes do banco. Além de Teodoro, participaram Augusto Viana (CRECI-SP) e Marcelo Moura (CRECI RJ), 1º e 2º vice-presidentes do COFECI, respectivamente.

Na reunião, o banco sinalizou que vai reabrir cadastro para venda de adjudicados, mas somente aqueles que atuam como pessoa jurídica. "De acordo com a Caixa, somente 25% de todas as pessoas físicas (PF) cadastradas pelo convênio conseguiram realizar, pelo menos, uma venda. 75% nada venderam. No resultado geral, as pessoas jurídicas (PJ) venderam mais de 75% dos imóveis disponibilizados. Sendo assim, não interessa à Caixa renovar o convênio com PF, cujo pagamento de honorários é mais burocrático", explicou o presidente do COFECI, em artigo.

Teodoro explica, no artigo, que a solução, para aqueles que quiserem participar do convênio, será obter o CNPJ. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídico deve ser solicitado diretamente à Receita Federal e não tem burocracias.

Caixa vai reabrir cadastro para venda de adjudicados

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 28/02/2023 às 21:46