19/12/2022

Pró-cotista poderá usar FGTS para abater até seis parcelas atrasadas da casa própria

O saldo do FGTS (fundo de garantia) poderá ser utilizado para abater até seis prestações em atraso da casa própria, pelo SFH (Sistema Financeiro da habitação). A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Curador do FGTS e vale a partir de janeiro de 2023.

A medida altera em definitivo a lei que limitava o uso do fundo de garantia para até três prestações em atraso. As demais regras continuam em vigor.

Em 19 de abril deste ano, o conselho havia liberado o uso do FGTS para o pagamento de até 12 prestações atrasadas. O mutuário inadimplente que planeja negociar mais de seis prestações vencidas têm até 31de dezembro deste ano para negociar com o banco onde tem o financiamento imobiliário.

Podem abater parcelas atrasadas os mutuários de imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão, que não usaram o saldo do fundo de garantia para amortizar a dívida nos últimos dois anos. É possível abater até 80% de cada prestação, limitado a seis parcelas atrasadas a partir de 2023.

Confira a matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/12/pro-cotista-podera-usar-fgts-para-abater-ate-seis-parcelas-atrasadas-da-casa-propria.shtml.

Pró-cotista poderá usar FGTS para abater até seis parcelas atrasadas da casa própria

PorAssessoria de imprensa

Atualizado em 19/12/2022 às 11:09