• Advertise

27/02/2018


Para receber cédula profissional, corretor de imóveis precisa estar em dia com a anuidade


Com o objetivo de alertar os corretores de imóveis sobre a importância de manter a anuidade em dia, o CRECI-MS lançou a campanha “Fique em dia e feche bons negócios”. A ideia é orientar os profissionais inadimplentes sobre as limitações impostas a quem não recolhe a taxa regularmente.

 

Um dos impedimentos é o porte da cédula profissional atualizada. “Só recebe o documento com validade atual aquele profissional que está em dia com suas obrigações financeiras junto ao Conselho”, explica o presidente do CRECI-MS, Delso José de Souza. Outro impedimento imposto ao inadimplente é quanto à participação em cursos oferecidos pelo Sistema COFECI/CRECI, como por exemplo, o PROECCI – curso gratuito que forma avaliadores de imóveis e permite novas oportunidades na profissão.

 

O Sistema COFECI/CRECI é composto pelo Conselho Federal e seus regionais, em cada federação do Brasil. Atualmente, são 200 mil profissionais registrados que possuem reserva técnica de mercado, já que não é permitido atuar em transações imobiliárias sem o devido registro. “Hoje, o sistema depende única e exclusivamente do recolhimento de anuidades, já que não recebemos nenhum aporte financeiro público”, esclarece Delso.

 

A função dos conselhos é fiscalizar a atuação dos profissionais e coibir o trabalho ilegal daqueles que atuam sem o devido registro profissional. “Se tem alguém trabalhando ilegalmente, vamos atrás e denunciamos ao Ministério Público. Nosso objetivo é deixar o mercado livre para a atuação daqueles que são registrados e estão em dia com suas obrigações”, revela.

 

Há outros impedimentos ao profissional inadimplente, tais como, a impossibilidade de votar nas eleições, o que limita seu poder de escolha dos dirigentes da categoria. Também não poderá emitir certidão de regularidade, impedido sua participação em processos de avaliação judicial, por exemplo.

 

“O próprio cliente pode ser um limitador da atuação do profissional inadimplente, já que, ao ver uma cédula profissional desatualizada, tem todo direito de se negar a ser atendido por este”, avisa Delso.

 

O corretor de imóveis que deseja regularizar sua situação financeira junto ao CRECI-MS pode entrar em contato com a Procuradoria Jurídica da instituição pelo telefone 3325 5557.

 

 

adv_banner